Página Inicial Youtube Twitter Facebook

06/11/2017: IBPT REALIZOU 1ª MARATONA DE TRIBUTAÇÃO & INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS- BI & TAXATHON

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT realizou, com excelência, a 1ª MARATONA DE TRIBUTAÇÃO & INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS- BI & TAXATHON, em Curitiba. O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em três segmentos: Tributação e Governança; Negócios e Marketing; e Tecnologia e Inovação, onde profissionais de 17 estados brasileiros, e de diferentes áreas puderam aprofundar seus conhecimentos e trocar ideias sobre como impulsionar seus empreendimentos. A atividade, promovida IBPT, teve o apoio do Conselho institucional de várias entidades de classe dos estados do Paraná e de São Paulo.

No primeiro dia do evento, foi celebrado o aniversário de 25 anos do IBPT e de seis anos do Instituto Amiga dos Sonhos. A organização de responsabilidade social é apoiada pelo IBPT e pelo escritório Amaral, Yazbek Advogados.  A abertura da maratona ainda contou a palestra magna “Tocando uma empresa”, ministrada por João Carlos Martins, renomado pianista e maestro brasileiro, que revelou suas experiências profissionais durante a explanação. O músico apresentou uma forma diferente de enxergar e tocar os negócios, demonstrando como a inovação e a superação diante das dificuldades podem refletir positivamente no empreendedorismo e tornar o negócio um case de sucesso. 

No sábado, 28 de outubro, aconteceram 10 atividades entre workshops e palestras, entre elas destacamos: O processo decisório empresarial em um mercado extremamente competitivo e recheado de informações públicas e privadas, por Fernando Chieppe Carreira da Silva da Autoglass; A Visão Integrada do Ser Humano e da Organização: Construindo Relações e Resultados, explanada por Rosa Cabral Yazbek- RC Yazbek Desenvolvimento Humano e Organizacional; e a Prospecção de Clientes e Aumento das Vendas a partir de Dados Fiscais e Tributários, abordado por Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior de Estudos do IBPT.

“O ambiente dos negócios é desafiador uma vez que as mudanças ocorrem constantemente. Por isso, as áreas de uma organização devem estar integradas para realizar uma estratégia que, aliada à tecnologia, deve servir de base ferramental para a inteligência do negócio” garantiu Amaral.

Já no domingo, o foco estava nos temas ligados à inteligência de negócios. Jorge Galvão, da Febracorp University, esclareceu o tema Inteligência Competitiva Aplicada à Tributação; enquanto Gustavo Hana, da GhFly, apontou como o Marketing Digital e Vendas estão interligados; João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT, palestrou sobre um dos principais temas de workshop: o Planejamento Tributário e Estruturação de Negócios. 

“A governança tributária é um conjunto de procedimentos de gestão que visam à coordenação, o controle e a revisão dos processos tributários – atividades que estão diretamente ligadas à estruturação das empresas. Com um bom Planejamento Tributário e Estruturação de Negócios é possível reduzir custos e minimizar os riscos fiscais, potencializando a eficiência do negócio”, afirmou Olenike. 

O seminário reuniu profissionais de todo o País, que trabalham em diversos segmentos tributários e contábeis-fiscais, como: advogados, contadores, administradores, controladores e empresários, que, nessa ocasião, tiveram a oportunidade de dividir conhecimentos, de obter esclarecimento para as dúvidas sobre relevantes questões, além de debater e analisar as possíveis soluções para aprimorar a tributação & inteligência de negócios.

Segundo Rafael Alves, gestor na área Tributária, o evento foi totalmente inovador. Seguindo a ideia de um Hackathon, com workshops em três trilhas de abordagens, as atividades eram seguidas de resolução de cases e um quiz desafiando os participantes em seus conhecimentos, uma excelente prática para os participantes.

Para André Luiz Alo Rodrigues, Cash Consultoria Contábil Ltda, o BI & Taxathon foi um evento de altíssima qualidade, com a abordagem de temas extremamente interessantes e contagiantes para os profissionais que atuam nas áreas de tributação & inteligência de negócios.