Página Inicial Youtube Twitter Facebook

20/Out: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE DO MUNDO LATINO REUNIRÁ MAIS DE MIL PROFISSIONAIS

Entre os dias 19 e 20 de novembro estarão em discussão temas de grande importância para o desenvolvimento científico da Contabilidade. O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais - CRCMG e a Fundação Brasileira de Contabilidade %u2013 FBC.

Após ter sido realizado por dois anos consecutivos %u2013 em 2006 e 2007 - em Portugal, o Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino %u2013 Prolatino volta a ser sediado no país que o deu origem, o Brasil. Neste ano, entre os dias 19 e 20 de novembro, Uberlândia (MG) será a cidade sede da décima edição deste movimento cultural já consagrado, de grande importância no desenvolvimento científico da Contabilidade, que permite a aproximação e a difusão da cultura contábil de estudiosos, principalmente, dos países de línguas latinas.

O ponto alto do evento será a atualização científica e tecnológica, com a participação de intelectuais dos países de origem latina com grandes cientistas encarregados de painéis expressivos que tratarão de temas importantes e atuais: Organização, Controle Interno e Controladoria; História da Contabilidade; Contabilidade Internacional; Fluxo de Caixa e Dinâmica Patrimonial; Contabilidade Social e Ambiental; e Contabilidade Pública. No dia 20, os participantes assistirão a palestra magna do professor Dr. Antônio Lopes de Sá, idealizador do Prolatino, que abordará o tema %u2018Ética da Diligência e o Valor Científico da Contabilidade%u2019. Além de profissionais do Brasil, participarão especialistas da Itália, Espanha e Portugal.

Para Lopes de Sá, a intenção com o evento é a preservação do berço cultural científico da disciplina. “Quem criou a Contabilidade Científica foram os latinos. Entendo que a cada edição o movimento foi se superando, alcançando, inclusive, limites que jamais havia suposto, embora sempre os idealizasse. Não consegui isso sozinho, todavia. Foi a ajuda de uma equipe de muito valor que me permitiu isso, com destaque para as administrações dos Conselhos Regionais, do Conselho Federal de Contabilidade e da ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal”, observa.

Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC, diz que é com muito prazer que estará a frente da décima edição do Prolatino como presidente do órgão máximo da Contabilidade brasileira, já que este será o último grande evento de sua gestão, iniciada em 2006. “A realização do Prolatino é de um inestimável valor científico para a Classe Contábil, onde os profissionais poderão atualizar seus conhecimentos, visto que estarão presentes renomadas personalidades da Contabilidade nacional e internacional. Também fico muito feliz por ter no comando da organização desde importante encontro o nosso cientista contábil Antônio Lopes de Sá”, destaca.

História do Prolatino

O Prolatino - Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino - nasceu por meio de um projeto do prof. Dr. Antônio Lopes de Sá elaborado em 1997. O primeiro evento ocorreu em 1998, na cidade de Salvador, Bahia, na Fundação Visconde Cairú e contou com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e, logo depois, do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais dos Estados que foram sedes do evento - Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco e São Paulo. Após o bem sucedido primeiro evento, no ano seguinte, realizou-se em Belo Horizonte um novo encontro e, assim, foi sendo sucedido em São Luiz do Maranhão, Poços de Caldas em Minas Gerais, Recife em Pernambuco, São Paulo e novamente em Salvador, Bahia.

O objetivo foi de buscar em Portugal, Espanha e Itália, assim como nos paises sulamericanos, conferencistas que pudessem trazer o pensamento dos países latinos. Via-se nisto uma oportunidade de dar um sentido realmente universitário ao evento, com uma cultura aberta que permitisse a oportunidade que estava sendo sonegada pela pressão da imposição dos modelos anglo-saxônios.

Em 2006, pela primeira vez, por influência da Câmara de Técnicos Oficiais de Contas - CTOC, o evento aconteceu em Portugal, com a presença de mais de dois mil participantes e da mesma foram em 2007 com público superior a três mil profissionais. Todos os eventos, sempre sob a mesma orientação filosófica, tiveram a coordenação do professor Doutor Antônio Lopes de Sá, intelectual que produziu o maior número de obras em idioma latino e cujo enorme prestígio internacional assegurou sucesso a todas as edições.

Serviço:
Data: 19 e 20 de novembro de 2009
Local: Center Convention
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 1331 - Tibery - Uberlândia/MG
Informações: (61) 3314-9623/3314-9501 ou e-mail: calleventos@cfc.com.br
Inscrições pelo site: www.prolatino.com.br

____________________________
Informações para a Imprensa
De León Comunicações
Contatos:
Carolina Adensohn (carolina@deleon.com.br)
Mariana Guedes (mariana@deleon.com.br)
Rosângela Longhi (r.longhi@deleon.com.br)
Jorn. Resp. Lenilde De León (lenilde@deleon.com.br)
Fones: (11) 5017%u20134090 / 7604
www.deleon.com.br