Página Inicial Youtube Twitter Facebook

SP ARBITRAL (Jornow.com - 6/Dez)

SP ARBITRAL COMEMORA UMA DÉCADA COM RECONHECIMENTO EM ÉTICA E CREDIBILIDADE -

Câmara tem sido referência para outras entidades em Arbitragem e Mediação

O dia 02 de dezembro de 2010 foi uma data especial para a SP Arbitral, que comemorou 10 anos de conquistas em Arbitragem e Mediação, no Centro Brasileiro Britânico. O evento “SP Arbitral, Experiência, Tradição e Seriedade” congregou vários profissionais da Advocacia, Contabilidade, Engenharia e representantes de importantes instituições do segmento da Arbitragem e Mediação de todo o País. Entidades associadas e conveniadas como Fecontesp - Federação dos Contabilistas de São Paulo, CRC SP-Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sindcont SP - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Sescon-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, AASP- Associação dos Advogados de São Paulo, Cerema-Centro de Referência em Mediação e Arbitragem, deram total apoio ao evento, inclusive com a presença de seus presidentes e diretores.

Assuntos como a nova reforma do Código de Processo Civil, aguardando aprovação do Senado, o Cenário da Arbitragem e da Mediação no Brasil, a partir da explanação de casos que a SP Arbitral tratou durante esses 10 anos, O Momento da Arbitragem e da Mediação no Brasil, dentre outras temáticas, compuseram a série de painéis do evento.

O presidente da entidade, Rubens Monton Coimbra, agradeceu aos parceiros e apoiadores por acompanhar a evolução da Câmara nesses 10 anos. “O sucesso da nossa empreitada é o resultado da união de forças e da dedicação de todos. A nossa recompensa é a credibilidade que nossa entidade tem conquistado no mercado da Mediação e Arbitragem”, reconheceu.

De acordo com o vice-presidente da SP Arbitral, Renato Torres de Carvalho, pouco ou nada se falava em Arbitragem no Brasil. "Apesar desta prática ser muito antiga em todo o mundo, começou a se desenvolver a pouco mais de 10 anos aqui no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo “, explicou.

“A Arbitragem faz parte da modernidade dos negócios e, nós, da Fecontesp, continuaremos sempre prestigiando a evolução da Arbitragem e Mediação no Estado” declarou o presidente Almir da Silva Mota, que acompanhou a evolução da SP Arbitral durante os 10 anos de sua existência. Para José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP, é gratificante ver o sucesso da SP Arbitral. "Isto é conseqüência da luta liderada por Rubens Monton Coimbra e sua equipe, que primam pelo ideal de manter um Instituto ético que venha a ajudar, inclusive, para a democratização da Justiça. É preciso ter instituições que contribuam efetivamente para a solução de conflitos com ética e rapidez. A SP Arbitral é um exemplo dessa conduta disseminada por todo o Brasil", salientou.

Outro apoiador e defensor convicto da Arbitragem e Mediação em São Paulo é o presidente do CRC SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Domingos Chiomento, comentou, em seu pronunciamento, que o uso desses métodos de resolução rápida de conflitos já é uma prática comum no Conselho. “Há anos fazemos palestras de esclarecimento sobre os benefícios da Arbitragem e suas vantagens. Estaremos sempre presentes apoiando iniciativas desta natureza”, ressaltou.